Thursday, 28 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
25/02/2019

Secretário de Saúde de São José de Princesa participa capacitação em João Pessoa

O Secretário de Saúde do Município de São José de Princesa, José  Max, participou no dia 21 de fevereiro, no Laboratório de Informática do Centro de Ciências Médicas da UFPB em João Pessoa, de uma Capacitação no sistema DigiSUS – Módulo Planejamento.

O DigiSUS Gestor - Módulo Planejamento (DGMP) é um sistema de informação para o registro e monitoramento dos instrumentos de planejamento em saúde, que são o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde (PAS), o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e o Relatório Anual de Gestão (RAG), incluindo-se também a Pactuação Interfederativa de Indicadores. O planejamento em saúde é de responsabilidade individual dos entes federados, devendo ser desenvolvido de forma contínua, articulada, integrada e solidária entre as três esferas de governo.

Contar com instrumentos de planejamento vigentes e condizentes com a realidade local e com a capacidade de gestão, inclusive orçamentária, é uma das condições para que haja a transferência de recursos.

O DGMP integra dados existentes em diversos sistemas nacionais, o que é indispensável para otimizar o tempo no momento do preenchimento e facilitar o acesso às informações para o planejamento em saúde.

Segundo o secretário a capacitação foi de grande aproveitamento  e  relevância para aprimorar os conhecimentos no planejamento e execução de  ações voltadas a saúde.