Thursday, 18 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
15/07/2020

Escolas de São José de Princesa superam as dificuldades para atender alunos e continuar ano letivo, relato da experiência será exibido em vídeo conferência para todo o Brasil





O município de São José de Princesa possui em sua rede municipal de ensino cinco escolas, com cerca de 300 alunos, todas localizadas na área rural do município. 

Para a Secretaria de Educação do Município, a suspensão das aulas em consequência da pandemia criou muitas dificuldades de acesso para as famílias e alunos, algo inédito na história da educação local. 

Para a secretária de Educação de São José de Princesa, Angélica Lopes, foi no momento de dificuldades e superação que professores, diretores e coordenadores, buscaram a solução para enfrentar os problemas e dar continuidade ao ano levito. 

“Foi ai que uma de nossas escolas, localizada justamente na parte mais inacessível da nossa cidade no Quilombo do Livramento, fez a diferença! Neste assentamento, temos uma população carente que sobrevive da agricultura, mas que carrega no coração a resistência. A direção da Escola Municipal Joaquim Jovino juntamente com os professores iniciaram imediatamente a entrega de apostilas de atividades para todos os alunos. Seguindo plano de curso, Currículo e Proposta Politico Pedagógica, não pensaram duas vezes e nem tão pouco tiveram receio de fazer valer a profissão e os direitos  dos alunos. Assim os próprios professores e direção com ajuda das famílias fazem a entrega e devoluta das atividades até o presente momento”. Relatou a secretária de Educação. 

“Logo que a Secretaria de Educação for informada através da gestora de como estava procedendo sobre a paralização, suas palavras soram como um tambor dentro do coração, foi um chamado a luta, a guerra...e não poderíamos mas esperar...não tínhamos tempo! A Secretaria mobilizou a todas outras escolas e a partir desde momento todo o nosso trabalho, esforços estão sendo direcionados a manter laços, desenvolver aprendizagem e dar a maior dosagem de amor necessária em tudo que fazemos”.

“Nos lugares mais difíceis onde o ser humano só chega a pé, nossos agentes de saúde chegam até estas famílias, onde não há internet e nem se quer um celular nossos motoqueiros chegam, onde ninguém pode chegar Deus chega”.

Este relato foi selecionado pela UNDIME, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, será exposto através de uma vídeo conferência próximo dia 27 às 15h para todo o Brasil.


+ Educação




© Prefeitura de São José de Princesa de São José de Princesa/PB 2017, Todos os direitos reservados