Tuesday, 07 de May de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
26/04/2024

São José de Princesa encerra programação do abril azul com ciclo de palestra sobre o autismo

Nesta quinta-feira, 25, na Escola Municipal Sebastião Francisco dos Santos, no Sítio Saco dos Caçulas, a Prefeitura de São José de Princesa, através das Secretarias de Saúde e Educação, promoveu a última ação do ciclo de palestra do abril azul, mês de conscientização sobre o autismo.

O momento, uma oportunidade de refletir sobre o tema, aconteceu para alunos, pais, responsáveis e para os profissionais da Educação, uma forma de debater o tema, combatendo o preconceito, tirando dúvidas, esclarecendo e informando sobre o TEA, Transtorno do Espectro Autista.

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.