Sunday, 19 de May de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |

São José de Princesa, 30 anos de história, cultura e identidade

São José de Princesa, 30 anos.

O município de São José de Princesa - PB comemora no ano de 2024 seus 30 anos de emancipação política.
A história que origina-se no início do século XIX, onde em 1801chegam a estas terras os irmãos Ferreiras da Luz em busca de áreas para produção agrícola, assim se instalaram no pé da serra, local denominado Lagoinha, por encontrarem água, produto de primeira necessidade e terras férteis.
O município de São José de Princesa teve e tem grande importância no desenvolvimento político regional, principalmente na área de produção e comercial de gêneros alimentícios como queijo, bem como nos eventos políticos de grande repercussão estadual e nacional a exemplo da Guerra de 30 com intervenção nacional e no acolhimento de cangaceiros e tropas militares nos sítios e povoados que pertenciam ao município vizinho de Princesa Isabel/PB.

São José de Princesa, história, origens e nascimento

No ano de 1801, chegaram a esta terra dois irmãos, um deles chamava-se Félix Ferreira da Luz. Andavam a procura de terras boas para trabalhar mas não encontrando água nem casa para morar dirigiram-se ao pé da serra, lugar que batizaram Lagoinha. Lá encontraram uma fonte de água permanente e que existe até hoje, fizeram ranchos e cobriram com palha de catolé, planta abundante da região. Começaram a explorar a terra quando apareceram três irmãos pertencentes a família Bezerra os quais chamavam-se José, João e Antônio, estes casados e tinham filhos, as famílias casaram-se com os irmãos Ferreira, de onde surgiram as famílias Lopes e Siqueira.

O nome surgiu quando em 1822 o Padre Marçal trouxe consigo a imagem de São José para a inauguração da Capela. Nesta época São José já estava em evolução, onde tinha um grande comércio, lojas e cartório e era frequentado por todos os habitantes da região, sendo os comerciantes das famílias Ferreira e Bezerra.

São José de Princesa, o município

Distrito criado com a denominação de São José ex-povoado, pela Lei Estadual nº 318, de 07-011949, subordinado ao município de Princesa Isabel.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São José, figura no município de Princesa Isabel.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de São José de Princesa, pela lei estadual nº 5921, de 29-04-1994, desmembrado de Princesa Isabel. Sede no antigo distrito de São José atual São José de Princesa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital. São José para Princesa Isabel alterado, pela lei estadual nº 5921, de 29-04-1994. Fonte: IBGE-2021

+ Especiais